quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Operações Policiais nas Favelas

Ontem a Polícia Carioca, fortemente armada e articulada, agiu em Niterói, hoje foi a vez de várias favelas ainda sem UPP's. Vários mandados de prisão foram cumpridos.

A intenção é impedir a migração dos traficantes e de seus comparsas para as favelas ainda não ocupadas.

Para os que propalam, leigos que são em comportamento criminoso, que os criminosos do Rio e São Paulo estão vindo para Minas, é preciso informar várias coisas.

Em primeiro lugar está o princípio de territorialidade. Até para o mais comum dos cidadãos, relaxado, sem intenções de cometer crimes, a simples mudança de casa já é algo traumático. Para o criminoso, a atuação fora de sua área é algo muito perigoso. É preciso atuar sabendo por onde fugir depois da ação, saber em qual rua ou viela entrar, muros pelos quais pular, etc.

Depois vem a aparência que uma pessoa de fora provoca nos transeuntes. Sua cara tem que ser conhecida, para que passe desapercebida. Se o criminoso, como alguns terroristas, pudesse conter seus instintos por uns 4 anos ao mudar de território, ele seria bem sucedido. Acontece que a natureza do criminoso é muito ansiosa. Ele quer se dar bem logo. E é isto que o atrapalha. Ao esperar uma ação criminosa, ele cai no vício, e o prazo de seu primeiro roubo é reduzido a poucos dias. Rouba para poder se drogar, para conseguir esperar para roubar. É incompatível uma coisa com a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.